Google
 

terça-feira, julho 11, 2006

A minha história...

Tal como prometido cá me encontro eu mais uma vez.

Agora há que manter o ritmo :)

Para quem se apanhe neste blog, para quem me conhece, para quem não me conhe, ou para que me conhece só um bocadinho assim há que fazer a imprescindível apresentação. É disso que trato neste post.

O nome é Machado Barros Cardoso, Sérgio Filipe, um nome inegavelmente bonito com uma sonoridade a roçar a perfeição levando a língua a executar variados movimentos fluentes que, repetidos muitas vezes até à exaustão, constituem inclusivamente um útil exercício para a motilidade dos músculos linguais.

Era o dia 3 de Janeiro de 1985. Marcavam as 14 horas e talvez alguns segundos que podem mesmo perfazer escassos minutos, não kero também ser picuinhas. Aí se deu o acontecimento que ia mudar o mundo para sempre: o meu nascimento. Talvez esteja a exagerar um pouco, mas por outro lado talvez não. Não é preciso ser um génio de matemática pa calcular a minha idade (claro que para calcular o cubo da integral complexa da raíz cuadrada do seno da minha idade sobre 3 já era preciso ter mais conhecimentos mas não é disso que se trata aqui e de certeza que seria alguma coisa a tender para o infinito).

Desde a minha saída da escuridão (é uma força de expressão... de certeza que na sala de partos havia luz; aliás mesmo quando esta falha acho que há geradores que mentêm as unidades o que é de facto um dado relevante e propositado)... como eu dizia, desde o meu nascimento percorri um trajecto normal como qualquer rapaz que se preze: percorria já as ruas com apenas 2 anos cumpridos enquanto vasculhava nas lixeiras restos que me alimentassem a sede de viver, lembrome de sentir o cheiro penetrante e nauseabundo das roupas coladas ao corpo, molhadas e devastadas pelas pesadas chuvas que se sucediam como que tentando impedir-me de cumprir o meu destino. Entretanto cresci, acompanhado pelo crescimento das sucessivas dificuldades. Tudo à minha volta se difuminava e à medida que me aproximava do fosso (que não tinha qualquer tipo de sinalização, diga-se) cada vez mais enfrentava a pouca Esperança que me restava dizendo-lhe "Porque me abandonaste? Porquêeeeeeeeeeeeeee?" do outro lado uma voz atingia-me como um soco impiedoso "El número marcado no se encuentra disponible!"; não suportava tamanha dor, a Esperança deixou-me de facto ao abandono. Corriam os tempos; as calças tornaram-se calções, bem justinhos diga-se de passagem. A camisola de manga comprida originara uma T-shirt que deixava a descoberto parte do umbigo. Ainda me lembro... os calções comprei-os na macmoda e a camisola fora o unico agasalho desde os meus quatro anos. Havia sido carinhosamente oferecida por um padre que me encontrara despojado e me ajudara deixando apenas a recordação de umas moedas e das suas palavras profundas e sábias "não te armes em esperto, se contas a alguém é o teu fim, arderás no fogo eterno do inferno ao som colectaneas em mp3 da celine dion". A essa recordação adjunto uma impressão dolorosa numa zona que me provocou um andar estranho durante uns dias; ah! como ele me compreendia! (Padre Gervásio, se me estás a ler... bendito sejas, lembrarme-ei sempre de ti na secção frutas e legumes de qualquer hipermercado ou mesmo de algumas mercearias). As pessoas olhavam-me com desprezo, não me compreendiam como o bom padre, talvez fosse devido aos pelos esporádicos que se espraiavam pela minha já pubere face resecados e quebradiços devido às intempéries que atravessei nestes longos anos, talvez fosse devido aos meus cabelos desgrenhados que tentavam esconder uma cara calejada pela desgraça e pelo sufrimento, ou talvez fosse o facto da camisola ser cor-de-rosa vivo com uns bordes brilhantes e com a inscrição "Ailaika dik" (lembrome de o padre ter dito k era a sua filosofia de vida e que era desejo dele que eu a seguisse de olhos fexados e boca aberta... certamente referindosse a liberdade de expressão como bem necessário à compreensão e à paz mundial... como era grandilocuente o Padre Gervásio Nuno Costa de Pitta). O que é certo é que o desprezo, esse, era constante por parte de todos os que me rodeavam e mesmo quando não me rodeavam, juntando-se a minha volta formando antes um quadrado ou ocasionalmente um eneágono, igualmente me sentía desprezado; a verdade é k não nasci para tocar flauta transversal em público por alguns trocos... algo de maior me esperava, eu sentia-o. Fui arrastando-me pelas ruas até que chego à inevitável idade das tentações... primeiro começo a fumar, tabaco, gastei nas malditas máquinas todas as minhas poupanças de rua, o vicio era imparável, sempre que metía dinheiro ganhava prémio e pela primeira vez na vida sentime com sorte; reparei que o padre me havia dado moedas falsas que de nada me serviam (indubitavelmente para me afastar de tais tentações, bendito sejas Padre!). Porém cd se me acaba o dinheiro eu não podia aguentar, era insuportável, queria mais, só queria acabar com a dor, já não tinha sorte, não tinha azar, não tinha nada, só o insuportavel vazío da minha existência e uma casa de férias no Algarve. Pensava no que diria o bom sacerdote, certamente diria qualquer coisa como "virate-te, dobrate e vê la se te habituas e relaxas" e eu, como que iluminado foi o que fiz, viro-me, abaixo-me e o que está lá? Erva! de facto... habituei-me e aquilo era realmente relaxante. Foi assim que quase sem dar por ela saltei para as cenas mais duras (como me havia também ensinado o padre): kickboxing, luta-livre, boxe, yoga, vale-tudo e, depois, já completamente de rastos: LSD, crack e cavalo (sempre gostei do hipismo). Sem dinheiro todo este tempo tive sempre de pagar sempre com cartão de crédito ou VISA excepto duas vezes em que usei Mastercard mas no limite tive de chegar à humilhante situação de pedir um empréstimo. Foi nessa vastidão da desgraça que invadia o nada do meu mais profundo ser, a minha alma que abri os olhos: só nessa altura agora vejo o quanto errado estava... empréstimos não são a solução, apenas contribuem para o individamento das familias portuguesas o que a curto prazo é aparentemente bom para todos mas a largo prazo poderia levar a uma crise semelhante à grande depressão de 1929 nos EUA. Tinha que deixar aquela vida de miséria e desgraça... tinha que sair daquilo; por isso roubei um banco, comprei um automóvel e dirigi-me ao McDonalds mais próximo do stand - tinha de mudar de vida, endireitar-me seguir o caminho dos justos e iluminados - arranjei emprego nessa loja para ganhar algum dinheiro para poder viver. Já não sentia o desprezo, antes o respeito, a admiração; no fim do primeiro día havia já sido considerado empregado do mês uma vez consecutiva. Apercebi-me que era já altura de tratar do meu visual - desfazerme da barba e do cabelo que por esta altura chegava-me já abaixo do fundo das costas onde eu o aconchegava no leito do meu rego o que dava um jeitaço quando não possuia papel higiénico no bolso dos meus calções justinhos mas visualmente convenhamos que não era o mais apelativo e barba essa nem quero falar dela porque não posso mesmo (a sério! a parte do buço enrolara-se à parte inferior num turbilho infindável que me impedia de abrir convenientemente os lábios e me permitia apenas soltar grunhidos); nada como umas boas tesouradas e raspadelas para me pôr digno de enfrentar um espelho e por isso me dirigi obviamente a uma loja de jardinagem, ou melhor, ao AKI que tem também materiais de construcção de vários tipos além da vasta colecção jardim 2006/2007 (óptimo se está a pensar em remodelar a sua casa ou o seu jardím), como tinha o cartão de sócio desde que nasci deram-me um desconto além de uma enchada e uma tampa de retrete verde em fim de stock. Também tinha o cartão de sócio do Mestre Maco que até me ficava mais à mão mas a verdade é que sempre suspeitei da inclinação sexual da sua mascote, e com os meus calções justinhos a entrar nesse lugar... não... não valia a pena arriscar (de novo me vem à cabeça recordações do Padre Gervásio, agora acompanhadas de trizteza, mágoa, e uma lágrima no canto do olho provocada pela dor de uma tesourada mal dada que me havia ceifado parte do lóbulo da orelha direta, mas n fazia mal, já havia passado por bem pior). O seguinte passo foi livrarme da roupa, comprei um top na stratovarius livrando-me da da camisola rosinha e uma saia de pregas GUCCI na feira (não consegui livrar-me dos calções pk eram já parte do meu ser... literalmente, assim como não me livrei da pequena madeixa do cabelo que me acalorava o rego, que me acompanharam a vida inteira debaixo da saia). No día seguinte ninguém me reconheceu no trabalho e fui despedido... foi ao saír do MacDonalds: não sei se senti no ar, se eram os ventos de mudança que pairavam sobre as copas das arvores num refluir pressagiante de mudança ou o facto de acabar arrebatado por uma camioneta de Turistas acabados de regressar da estância termal de Fontelas mas algo de grande me estava de facto destinado... a camioneta tinha dois andares!!!!


Sniff... uma história bonita de facto; mas a minha n tem nada a ver :P

Eu? A minha história? Sou apenas eu. Apaixonado pela música, medicina e muitas outras coisas que procurarei plasmar ao largo de sucesssivos posts. Estou neste momento entre os 3º e o 4º ano de medicina na Universidade de Santiago de Compostela vivendo portanto lá em tempo de estudo e dividindo entre a Maia, o Porto e Viana do Castelo o resto do meu tempo. Já frequentei a escola Secundária Filipa de Vilhena e o colégio Nª Sª da Paz (vá... n kero bocas...). O resto que se apercebam agora ao longo do blog ou da convivencia com a minha pessoa porque aborreceme falar de mim assim para o ar.

O que podem esperar do blog? nada... assim podem sempre ser surpreendidos.

Ponto.

Beijos e Abraços... té a proxima! Se kiserem comentem...

4 comentários:

Anônimo disse...

so te esqueceste de dizer que quem te arranjava a erva era o meu vizinho, e eu era seu intermediário! vá! ha q fazer publicidade! é que a concorrencia ta mt forte! pá! senao vais passar a procurar noutro fornecedor!

João Miguel Pereira disse...

sempre na palhaçada...

Anônimo disse...

Acho q "gaijos" que tiram fotos dentro de carros e passam a vida a escrever dedicatórias a outros gaijos sao muito suspeitos.

Sérgio Filipe M. B. Cardoso disse...

acho que gaijos que metem aspas nos primeiros gaijos e deixam os segundos gaijos sem aspas nos gaijos estão a descriminar os gaijos... palém da incongruência :)